Monday, April 16, 2012

Coronel Antonio da Silva Souto. 1º Prefeito de Garanhuns


Nas eleições de 20 de outubro de 1892 foi formado o primeiro governo eleito pelo voto direto para administrar Garanhuns, sendo o Coronel Antonio da Silva Souto(foto) eleito com 204 votos e para Sub-Prefeito Capitão Napoleão Marques Galvão com 205 votos.
Naquela época dois partidos políticos se organizaram, para disputarem os cargos eletivos: um chefiado pelo Dr. Severino do Rego Chaves Peixoto e outro pelo Coronel Antonio da Silva Souto.
Resultado da eleição: para Prefeito o Coronel Antonio da Silva Souto, 204 votos e Dr. Severiano Peixoto, 158 votos; para Sub-Prefeito o Capitão Napoleão Marques Galvão, 205 votos e Joaquim Ferreira dos Santos Melo, 156 votos. Para o Conselho Municipal: Pascoal Lopes Vieira de Almeida e José Alves da Silva Tororó, 207 votos cada um, Vitorino Alves Monteiro, Augusto Cesário de Araújo, Antonio Paes da Silva Souto e Agostinho José de Goes, 206 votos cada; Joaquim Correia Brasil, 157 votos; João Batista Chaves Peixoto e Manoel Bezerra de Vasconcelos Biu, 156 votos cada um; Francisco Peixoto Vilela e Silvério Ribeiro, 155 votos cada, e José Teles Furtado, 154 votos.
Os candidatos que obtiveram maioria de votos, tanto para o poder executivo como para o legislativo, que era formado por 9 membros, todos com mandato de três anos, foi constituído o primeiro governo autônomo de Garanhuns.(Fonte:livro "História de Garanhuns" de Alfredo Leite Cavalcante - volume II).

0 comments:

Post a Comment