Sunday, March 18, 2012

Gonzaga de Garanhuns


Luiz Gonzaga de Lima(Gonzaga de Garanhuns), nasceu em 8 de agosto de 1943, no Sítio Sussuarana, zona rural de Garanhuns na época, o qual hoje pertence ao município de São João.
Tudo começou em 1973, quando Gonzaga leu um artigo no Diario de Pernambuco, que em certas cidades tinham literatura de cordel. Gonzaga colocou em mente que queria fazer cordel, como de fato fez. Em 1973 escreveu o seu primeiro cordel(Lampião em Serrinha), e daí não parou mais. Logo no início foi difícil, pois precisava se deslocar a Caruaru para a gráfica de Olegário ou de a de Bezerros de J.Borges. Gonzaga já escreveu cerca de 250 títulos durante esses 40 anos de cultura em garanhuns.
Ele sempre recebe apoio de várias casas comerciais e da prefeitura, para manter o seu trabalho.
Gonzaga é considerado um dos maiores cordelistas de Pernambuco, segundo o maior pesquisador da literatura de cordel do Brasil, o Dr. Joseph M. Luyten, o seu grande amigo e admirador.
Gonzaga já ganhou o prêmio de 2º lugar de literatura de cordel, concurso realizado pela secretaria de Educação e Cultura da Cidade do Recife, quando o professor Ariano Suassuna foi secretário.
Gonzaga sempre dá palestras nas escolas, colégios e faculdades.
O interessante é que ele só cursou até a 4ª série primária, isso na década de 60. Seus temas principais são: História da cidade, cangaço, Luiz Gonzaga. Gonzaga é o destaque cultural da cidade, sempre querido e procurado por todos, sem distinção de classe social, sobretudo pela classe jovem estudantil da cidade e região. Chegou a receber a medalha cultural Mons. Adelmar, e por último, o maior prêmio cultural de garanhuns "Anun de Ouro".
E assim Gonzaga continua com sua simplicidade e humildade, elevando o nome de Garanhuns, através dos seus trabalhos literários. Por isso, Gonzaga é a cultura viva da cidade. Profº Claúdio.(Foto:Gonzaga de Garanhuns. fonte da pesquisa:Livro Garanhuns em versos de Gonzaga de Garanhuns)

0 comments:

Post a Comment