Tuesday, March 27, 2012

Celso Galvão



O Dr. Celso Galvão, natural de Garanhuns, assumiu o cargo de Prefeito de Garanhuns em 20 de dezembro de 1937 e o exerceu até 31 de março de 1945, com uma grande administração para o nosso município, muito em especial para zona urbana da cidade.
Não obstante as arrecadações das rendas municipais para 538.000 cruzeiros, em 1937 quando assumiu o governo municipal, encontrou o Município com um débito de 163.000 cruzeiros.
Iniciou a administração com a construção de um edifício para um grupo escolar a fim de ser permutado com o Estado, pelo que para este fim servia, demolindo-o no local construindo a atual Prefeitura Municipal, provendo-o de todo o mobiliário necessário e de um monumental relógio.
Prosseguiu o calçamento iniciado na administração do Capitão Tomás Maia, na avenida Santo Antônio, deixando-o inteiramente concluído, inclusive a travessa da Intendência e os passeios em volta dos canteiros, passeios esses que foram providos de grande quantidade de bancos de cimento. Desapropriou e demoliu vários prédios que obstruíam a entrada da Rua Dom José, substituindo o antigo calçamento de pedras irregulares por outro de paralelepípedos, e prosseguindo calçou e ajardinou a Praça D. Pedro II deixando os passeios em volta dos canteiros, providos de bancos de cimento.
Construiu e calçou a Praça da Bandeira, como também construiu a parte central da Praça Dom Moura. Completou o calçamento da Rua Dr. José Mariano, antiga rua do Recife e prosseguindo construiu o calçamento da parte sul da avenida Rui Barbosa, até o edifício da radio Difusora de Garanhuns(Rádio Jornal).
Quando passou o cargo de Prefeito ao Dr. José Henrique Vanderlei ficou um saldo disponível de 347.500 cruzeiros, depositados no Banco.
Pelo que realizou mereceu os elogios até mesmo de adversários políticos como no caso do Dr. João Domingos da Fonseca.(Fonte da Pesquisa:Livro "História de Garanhuns" de Alfredo Leite Cavalcante).

0 comments:

Post a Comment