Friday, March 23, 2012

Aloísio Souto Pinto


Natural de Palmeirina, chega à cidade Serrana(Garanhuns), com o pai Ulisses e instala-se com uma casa comercial de tecidos na Rua Santo Antônio. Porém, o genitor não deixou de continuar atuando no comércio daquele povoado, indo ali "mascatear" nos dias de feira.
Aloísio, no Diocesano, cursou o Ginasial. Nas suas folgas, quando não estava ajudando o "velho", ia às bulhas de galo, no quintal de Chico Leal, ou então, ao gramado, defender as cores do América F.C.(sócio-fundador), "onze", ou Santa Cruz, em cujas agremiações também participava das respectivas diretorias. Durante, algum tempo, foi Juiz de Partida de Futebol, respeitado pela sua atuação enérgica. Ingressando na função pública federal, no M.A., no setor de Meteorologia, procurou não se limitar "à previsão do tempo", a lidar com altímetros, anemógrafos e a anotar os strato-cumulus e cumulus.
Enveredou para a política, sendo eleito vereador da Câmara Municipal de Garanhuns, em que, sufragado para Presidente, chegou a ocupar o cargo de Prefeito, quando da ausência do titular. Destacando-se, entre os seus pares, venceu em pleito memóravel, as eleições para Prefeito Municipal, com votação consagradora(1959). Após uma profícua administração municipal, participa das eleições para o Legislativo Estadual, saindo vitorioso e no mandato de Deputado, era um líder atuante a batalhar pelos interesses da comunidade garanhunense.
Na sua cidade adotiva, em homenagem póstuma, há o Bairro Aloísio Pinto, criado no Governo de Amílcar valença(2ª administração).(Foto:Aloísio Pinto - Fonte da Pesquisa Livro "Os Aldeões de Garanhuns" de Alberto da Silva Rêgo)

0 comments:

Post a Comment