Thursday, February 7, 2013

SAUDAÇÃO A GARANHUNS

Almerinda Espíndola Rodrigues


Cristo do Magano -  O ponto mais alto de
Garanhuns com 1.025 metros.
Minha hospitaleira terra
Situada numa serra,
Meu desejo é te saudar;
Da-me pois inspiração,
Terra da minha paixão,
Garanhuns,meu doce lar.

Dá-me a fé que se ascendeu
E que tanto floresceu
Na senda do meu passar;
O rumo da tua história,
Como foi tua vitória,
Teus louros,quero contar.

Quem subir a grande altura
Pode ver a estrutura
Do teu vulto varonil,
És a cidade ideal;Teu clima não tem igual,
Retalho do meu Brasil.

Tua linda primavera
Ressurgindo na esfera
Deste céu que nos rodeia
É mania que atrai
A quem vem e a quem vai
Como canto da sereia.

Lá de cima do sinai
A nossa visão se esvai
Num agreste campinal,
De onde amão da natureza
Te despertou com certeza
Numa manhã de cristal.

Antes mesmo do magano
Destacando um novo plano
Do mirante a ti olhar,
Dos eucaliptos sombrios
Teus braços longos esguios
Parecem nos encontrar.

O pau pombo,decantado,
Nascido no teu reinado
Tem encanto sedutor.
O namorado em segredo
Ali faz o seu enredo
Num doce sonho de amor

O turista então cansado,
Muitas vezes revoltado,
Canta sonhos de ilusão.
Ao ver o seu panorama
Toda a sua alma inflama,
Num palpitar de emoção.

Dos teus sítios agrestados,
Bem pertinho ou afastados,
Surpreende o esplendor...
O cravo com seu ciúme,
A rosa com seu perfume,
O lírio com seu alvor.

Na pujança do teu brilho
Já se faz um estribilho:
Na tristeza ou no deleite,
Envolvidos na paisagem
De uma verde ramagem,
Vamos ver copo-de-leite.

No sopé destes teus montes
Jorram alvas lindas fontes
De água pura e cristalina:
Vila Maria que canta
E a serra branca que encanta,
Pau-Pombo e Vila Regina.

São Luiz e São Vicente,
Dois mananciais potentes
De água limpa salutar,
São mais duas nascentes
Para Garanhuns somente
Ter do que se orgulhar.

Doce berço de instrução
Donde emana educação
Da gente da nossa terra.
Poetas,prosadores,
Engenheiros e doutores
Nasceram sim nesta terra.

E o relógio florido,
Neste teu solo erguido
Deixa o povo a cada hora
Mais e mais embevecido
Proclamando a tua história
Neste torrão tão querido.

Serra de Garanhuns,
Terra dos guarás,dos anuns,
Onde o ensino é de verdade.
Suíça Pernambucana,
Teu povo todo se ufana,
De seres grande cidade.

Instalada ao pé do monte,
No dever alto e constante
De notícias irradiar,Fica sua difusora
De beleza promissora
Trabalhando sem cessar.

Salve,salve pioneira,
Desta terra hospitaleira
Da qual és o porta-voz
Teu nome será lembrado
Com Pessoa de Queiroz.

Eu te amo minha terra
Pela beleza que encerra
O teu manto florestal;
Em ti sempre hei de viver
E em outra não quero morrer.
Tua flâmula é meu fanal.

Pela glória dos teus brilhos
E a nobreza dos teus filhos,
Quero sim te apresentar
Esta simples saudação
Ditada do coração.
Garanhuns meu doce lar.

0 comments:

Post a Comment