Thursday, October 24, 2013

LIVRO FAZ HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DA DITADURA MILITAR



Os Colares e as Contas – Poemas Políticos, de Marcelo Mário de Melo. O autor define a publicação como a síntese poética de uma experiência política.

Marcelo dedica poemas a 25 militantes, perseguidos políticos pela ditadura, exilados, presos, desaparecidos e mortos, como Gregório Bezerra, Miguel Arraes,  Jonas Barros, e Ivan Aguiar. O livro reúne 116 poemas divididos em seis capítulos: as lentes da poesia - linhas gerais - poemas anti-burocráticos - coisa de prisão-  poemas verbo-visuais e pichemas.


MILITÂNCIA


A Jonas Barros(1946-1964) e Ivan Aguiar(1941-1964). Estudantes metralhados no Recife em 1º de abril de 1964, na repressão à passeata em defesa do governo de Miguel Arraes.



Um militante
não pode ter medo da verdade
porque verdadeiros são
a fome do povo
as ilusões do povo
o desencanto do povo
a alegria do povo
o atraso do povo
a sabedoria do povo
as maldades do povo
as virtudes do povo
as fraquezas do povo
e a sua força.

O militante é puro e impuro
como o seu povo
e deve olhá-lo
e se olhar
de frente
passado
futuro
presente.

E se é verdade
que povo
sem militante
não dá um passo adiante
também é verdade
que militante
sem povo
não cria nada de novo.

O militante
deve sempre se lembrar
de que militar
não é querer
militarizar
a vida profana
e paisana
do povo.

Que a militância
não deve ser
uma torre de mistérios
um clube
de acionistas
minoritários & majoritários
disputando as rédeas
para cavalgar
o povo.

E é preciso ter
muito cuidado
a cada instante
para não rimar nunca
militante
com arrogante.

Porque a militância
deve ser
uma ciranda
um corpo
um caminho
largo e iluminado
que o povo segue
livre
de mãos dadas.

Wednesday, October 16, 2013

PROGRAMA RÁDIO NA ESCOLA - A HISTÓRIA DE GARANHUNS

O RÁDIO NA ESCOLA DESTA QUARTA 16 DE OUTUBRO, SERÁ AO VIVO DIRETO DOS ESTÚDIOS DA FM 7 COLINAS. DEBATENDO O TEMA : HISTÓRIA DE GARANHUNS. CONTARÁ COM A PRESENÇA DA DIRETORIA DO INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO E CULTURAL DE GARANHUNS: CLÁUDIO GONÇALVES DE LIMA , AUDÁLIO RAMOS MACHADO FILHO, ANCHIETA GUEIROS DE BARROS, PROF. ANTÔNIO VILELA, RONALDO CESAR, IGOR CARDOSO, JOÃO MARQUES E EDMILSON VIEIRA.



Monday, October 14, 2013

PESQUISADORES ENCONTRAM DOCUMENTOS QUE COMPROVAM DATA MAGNA DE GARANHUNS


Em meio ao recente debate sobre a Data Magna de Garanhuns, se o 4 de fevereiro, que desde 1979 vem sendo comemorado pelo município, ou o 10 de março, que seria a criação da Vila de Garanhuns através da Carta Régia do Rei Dom João, em 1811. Surgem agora novos documentos que devem elucidar a questão.

Em 1979, aproveitando o centenário em que a vila se tornou cidade, Garanhuns fez uma bonita festa, sob a administração de Ivo Amaral, e a data passou a ser comemorada daí em diante, chegando a virar feriado através de lei apresentada pelo vereador Sivaldo Albino. Por esta menção, nosso município teria feito este ano "apenas" 134 anos.

No entanto, o recém criado Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, através de pesquisadores e historiadores, está reescrevendo a história do município, com achados importantes, como a própria Carta Régia, encontrada pelo professor Cláudio Gonçalves, em uma biblioteca de Portugal. Já apresentada aqui no blog. O IHGG tem unido professores e historiadores como Antônio Vilela, Audálio Filho, Igor Cardoso, Anchieta Gueiros, entre outros, como a contribuição deste blogueiro. É importante que se registre que é um trabalho voluntário.

Agora, nos arquivos da Câmara Municipal de Garanhuns, novos documentos comprovam que durante toda a história, o município sempre tratou o dia 10 de março como a Data Magna, ou seja, o dia em que de fato Garanhuns foi criado. Antes daquele 4 de fevereiro de 1979, Garanhuns sempre tratou o dia 10 de março com maior importância.

É importante ressaltar que são duas datas importantes, que merecem ser comemoradas, mas não podemos apagar nossa história e imaginar que Garanhuns fosse mais jovem que outros municípios que no passado faziam parte de sua geografia, portanto, a primeira dá a devida relevância histórico, cultural e econômico de nosso município para o interior de Pernambuco e do Nordeste. Assim, nossa cidade tem de fato 202 anos. É assim que comemoram os municípios brasileiros.

Estaremos apresentando documentos impressionantes, que definitivamente esclarecem a questão. Por serem assinados por figuras ilustres do nosso passado glorioso como Alfredo Leite Cavalcanti, Luís da Silva Guerra, Luís Souto Dourado, entre vereadores que marcaram época, tirando totalmente os ingredientes políticos e atuais que pudessem interferir no debate a respeito da data.

O primeiro data de 1950. O prefeito era o Dr. Luís da Silva Guerra, que definindo os feriados do município, deixou bem claro, a data do 10 de março e o motivo para a deferência.


Mesmo diante das mudanças ao longo dos anos, há a total coincidência com as datas religiosas que Garanhuns comemora ainda hoje. 13 Junho (padroeiro), Corpus Christi, São João e a Sexta-feira Santa.

O dia 10 de março seria repetido em outros documentos, como postaremos aqui no blog. Um deles, de próprio punho de Alfredo Leite Cavalcanti, é impressionante!

Os documentos estão digitalizados à disposição na Câmara de Vereadores de Garanhuns.( Fonte: Blog do Ronaldo Cesar)

Friday, October 11, 2013

NO MEU TEMPO


Marcílio Reinaux - Abril de 1980


No meu tempo de menino
Garanhuns era "metrópole".
Era a grande cidade que conheci.

O mundo inteiro estava ali:
O comércio, as lojas, o povo,
A feira, o trem e "a sopa" do Arraial.

O Café Glória,
O seriado de Flash Gordon, e
Filmes de Buck Jones. A confeitaria
de Adalberto Azevedo. Casa Koury dos
irmãos Koury. A loja do meu pai.
A loja "Atrativa". A loja
O ponto do "Índio". Pharmacia
Osvaldo Cruz. Dr. Hermano Freire.
Livraria Gouveia do pai de
Angelo, meu amigo.

Padaria Zé de Souza,
Ferragens Ferreira Costa,
Dona Dulcina, Dona Elisa Coelho.
Figuras inesquecíveis da cidade.
Caldo-de-cana com pão-doce.
Deletieri, Dedi Maia. E o
Dr. Mário Matos.

Dr. Godofredo,
O Sinuca, o bilhar, a
Rua Dom José, as festas
de fim de Ano, roupa nova.
A novena e o terço do
Mês de Maio.
Garanhuns no
meu tempo de menino
era assim.

Thursday, October 10, 2013

A POLÊMICA DATA DO ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS

 Do Blog do Ronaldo Cesar



Vários aspectos permeiam esta questão do feriado de 4 de fevereiro em Garanhuns, quando se comemora o aniversário do município, principalmente depois do centenário em 1979, quando a data ganhou nova projeção, pois no intuito de fazer uma festa grande, valorizou-se a data da elevação da categoria de vila à cidade. A decisão foi acertada, mas precisaria deixar claro que Garanhuns era mais antiga, e aquela era somente uma data importante no processo histórico municipal, pois os registros são muito anteriores a 1879. Esta história precisava ser resgatada e enaltecida, pois a Cidade das Flores já nasceu com altivez. Os recentes estudos estão fazendo isto, buscando provar o passado glorioso de Garanhuns.



Motivada pela festa de 1979, Garanhuns passou a comemorar o 4 de fevereiro como data de aniversário. Antes disso, segundo os historiadores, nossa cidade sempre teve o 10 de março como data da criação do município. Portanto, fica claro, que no intuito de se comemorar o aniversário da elevação, aquiescemos na defesa histórica de Garanhuns, e deixamos que outros municípios se tornassem mais antigos que a Suíça Pernambucana, relevando nosso papel no interior do estado.
Portanto, nesta questão do feriado, duas questões ensejam debates. A falha de criar um quinto feriado municipal, quando a lei só permite quatro, e a recente discussão histórica sobre a Data Magna, resgatada com a apresentação de documentos da época, inclusive da Corte Real Portuguesa.

Na legislatura passada, a Câmara de Vereadores de Garanhuns foi de encontro à Legislação Brasileira e aos registros históricos anteriores a 1879, e aprovou o quinto feriado municipal, quando a lei só permite até quatro:



Art. 1º - São feriados civis os declarados em lei federal. São feriados religiosos os dias de guarda declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-feira da Paixão. (Nova redação dada pelo presidente Castelo Branco, em 1966, da Lei 605/49)



Os municípios podem aprovar novos feriados civis, desde que substituindo os religiosos. 



Na Lei Municipal que instituiu o feriado de 4 de fevereiro, não foi especificado qual feriado religioso Garanhuns deixaria de comemorar com a paralisação do município, talvez até para não comprar briga com a Igreja Católica. Atualmente, a Cidade das Flores faz suas reverências ao Padroeiro Santo Antônio, a São João, como em boa parte do Nordeste, Corpus Christi e a Sexta-Feira Santa, esta última obrigatória.



Por outro lado, os recentes estudos de membros do Instituto Histórico de Garanhuns, recém criado, resgata o município a épocas anteriores a 1879. Não teria cabimento Garanhuns ser mais jovem que outros municípios que fizeram parte de sua jurisprudência. A terra do Ararobá e de Simoa Gomes tem 202 anos, e não apenas 134. A Carta Régia do Príncipe Regente, D. João, prova esta questão, e foi encontrada em Portugal e amplamente divulgada no início do ano pelo prof. Cláudio Gonçalves, presidente do IHGG. Um trabalho minucioso de pesquisa.



Outro defensor da nova data, o historiador Antônio Vilela, afirma que a Data Magna surge no alvará de 10 de março de 1811, por solicitação do então governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, quando foi criada a Vila de Santo Antônio de Garanhuns, que já nasceu independente, sem pertencer a nenhum outro município. Em 1836 já teria sua própria comarca e em 1879 viria apenas a elevação de vila à cidade. Olinda e Recife já partem pros 500 anos, quase a idade do Brasil. E eram vilas. Não podemos renegar nossa história e querer ser jovem, quando temos importância no surgimento da identidade deste estado.



Um exemplo que pode servir de inspiração é a Data Magna de Pernambuco, estabelecida após escolha popular, ficando a Revolução Pernambucana, de 06 de março de 1817. Desde 2007 a data passou a constar do calendário de datas oficiais, entretanto, a partir de 2009 deixou de ser feriado para ser comemorado no primeiro domingo de março. Imagina um feriado no período do carnaval, o prejuízo econômico para o estado. Em uma escala menor, claro, acontece isto em Garanhuns. O 4 de fevereiro está na volta às aulas, retorno de férias, etc.



Há estes aspectos políticos e econômicos.



Os aspectos políticos acontecem quando se nominaliza, parecendo que querer fechar ou abrir o comércio é ser contra ou a favor do povo ou da cidade. O que se precisa é discutir a fundo, com conteúdo, os benefícios culturais da data, a questão histórica, pois se trata de um resgate municipal e sua inserção no estado, realçando sua importância no desenvolvimento do interior do estado, e a questão econômica. Se vai abrir ou fechar é somente um viés.



O comércio, principalmente, reclama de mais um feriado, onde fecha as portas depois de um início de ano complicado com férias escolares, impostos, população nas praias, carnaval, etc. Fazendo cair o movimento geral. Um dia fechado pode um gerar um prejuízo maior quando acontecem os famosos "imprensados". Além disso, tem a questão legal, trazendo novamente o debate sobre o choque da lei ao estabelecer o quinto feriado municipal. A CDL tem encampado esta luta.



Seria interessante que o bom senso prevalecesse, e Garanhuns saísse fortalecida desta discussão, com uma data forte, uma comemoração à altura de sua história, sem penalizar o comércio, que ainda é a principal fonte empregadora do município, a Igreja Católica, que tem suas datas tradicionais, e principalmente se adequando à legislação em vigor.

GARANHUNS: PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL DE JOVEM GUARDA 2013


Nos dias 11, 12 e 13 deste mês ocorre a terceira edição do Festival da Jovem Guarda em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Estarão no palco da Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara) artistas locais, regionais e nacionais como Super Oara, The Fevers e Renato & Seus Blue Caps, Joanna, Sérgio Reis e Fernando Mendes. A organização é do governo municipal, que espera um público total de 150 mil pessoas e pretende aumentar em 40% o faturamento de bares e restaurantes, atingir 100% de lotação de hotéis e gerar cerca de 200 empregos, sendo 150 indiretos.

Durante o festival, haverá praça de alimentação e barraquinhas de artesanato. Nestas, 28 artesãos locais devem expor e vender peças. E nos dias 12 e 13 ainda será montada a 4ª Feira do Vinil de Garanhuns, para exposição, venda e troca de LPs, equipamentos analógicos e souvenires, das 15h às 22h.

O evento terá guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, segurança privada e esquema da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT).

Programação

Festival da Jovem Guarda em Garanhuns

Sexta-feira, dia 11
21h - Kiara Ribeiro
22h - Anjos Dourados
23h30 - Fernando Mendes
1h - Joanna

Sábado, dia 12
21h - Banda Flash
22h - Lux Time
23h30 - Sérgio Reis
1h - The Fevers

Domingo, dia 13
19h30 - Karla Rafaela
20h30 - Gilberto & Banda
22h - Super Oara
1h - Renato & Seus Blue Caps.(Blog do Ronaldo Cesar)

SIMPLESMENTE GARANHUNS

Cidade das Flores... Cidade Jardim... Cidade Serrana... Cidade das Sete Colinas... Onde o Nordeste Garoa... Suíça Pernambucana... A cidade, localizada entre sete colinas, apresenta uma temperatura média de 20,4 °C. No mês mais frio, julho, a média é de 17,6 °C, podendo chegar a 5ºC nos pontos mais altos do município e no mês mais quente, fevereiro, a temperatura média é de 22,1 °C Garanhuns atrai muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. Durante o mês de julho, as atividades turísticas se intensificam, devido ao "Festival de Inverno de Garanhuns", (O maior Festival Cultural do Brasil) realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos do estado de Pernambuco e do Brasil, atraindo artistas e turistas de toda parte do Brasil e do mundo. DADOS: População: 135.138 mil habitantes. FONTE: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE / ano 2013. Cidade Natal de Dominguinhos e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


HINO DE GARANHUNS

Wednesday, October 9, 2013

PROJETO DE ARMANDO MONTEIRO HOMENAGEIA DOMINGUNHOS


Mestre Dominguinhos


O músico e compositor Dominguinhos recebe outra merecida homenagem de Pernambuco. Projeto apresentado pelo senador Armando Monteiro (PTB) propõe que o trecho da BR – 423, que liga São Caetano a Garanhuns, no Estado, passe a se chamar “Rodovia Mestre Dominguinhos”. O texto já está protocolado no Senado sob o número 409/2013 e a homenagem foi anunciada por Armando durante pronunciamento em Plenário.

O senador lembrou que Dominguinhos faleceu em julho deste ano, mas a sua lembrança voltou a provocar uma autêntica comoção na multidão que acompanhou a transferência do seu corpo da cidade de Paulista, localizada na Região Metropolitana do Recife, para Garanhuns, sua terra natal. “Nada mais justo do que batizar com o seu nome um caminho por ele tantas vezes percorrido, a fim de levar sua arte ao povo que tanto amou e por quem será eterna e merecidamente venerado”, afirmou.

Senador Armando Monteiro e o Cantor  Maciel Melo    
 Para Armando, a distinção é uma homenagem a um ícone da música brasileira e da cultura popular nordestina.  Segundo o senador, Dominguinhos unia ao seu extraordinário talento artístico uma rara dimensão humana, marcada pelo trabalhou, pela luta, mas sem jamais abandonar a simplicidade, simpatia e identificação profunda com o povo, sobretudo com o sertanejo mais humilde.

Armando lembrou ainda que Dominguinhos foi aprendiz de Luiz Gonzaga, que o conheceu ainda aos nove anos de idade, em 1950, e ficou impressionado com o talento musical do conterrâneo pernambucano.

O cantor e compositor Maciel Melo recebeu a notícia com alegria. Para ele, Dominguinhos merece todas as homenagens que têm recebido de Pernambuco e do Brasil. “O fato de um projeto como este ser apresentado no Senado, dando o nome de Dominguinhos a uma rodovia que corta o Agreste pernambucano, é muito simbólico. Dominguinhos era um viajante, um homem da estrada”.

ENCONTRO DE BLOGUEIROS, COMUNICADORES E MÍDIAS DIGITAIS DO INTERIOR DE PERNAMBUCO


1ª CALOURADA DO SINAL


Vestibular 2014 da UFPE oferta 6.607 vagas



O vestibular 2014 da Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE) terá, pela primeira vez, o curso de medicina no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Ao todo, serão oferecidas 6.607 vagas, distribuídas em 97 cursos nos campi Recife, Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, e Caruaru. Desse total, 4.897 vagas são para livre concorrência e 1.710 (25,88%) destinadas ao sistema de cotas. As informações foram divulgada pela Comissão de Vestibular (Covest) nesta segunda-feira (7).
O curso de medicina em Caruaru contará com 80 vagas, sendo 60 para livre concorrência e 20 para cotas. Além do vestibular, outras 55 vagas serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para os cursos de oceanografia e estatística, no campus Recife. Juntos, os dois processos seletivos somam 6.662 vagas.

Inscrições
 
O período de inscrição do processo seletivo 2014 da UFPE acontece entre 18 de outubro e 3 de novembro de 2013, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição será no valor de R$ 110, com exceção para os cursos de música, que terão taxa no valor de R$ 120, por conta do teste de habilidade específica.


saiba mais
  • Inscrições para o vestibular da UFPE começam em 18/10
O pagamento da taxa deve ser feito até o dia 4 de novembro, mediante quitação da Guia de Recolhimento da União, em qualquer agência do Banco do Brasil. O período para solicitação de isenção da taxa acontece a partir desta terça (8) e vai até a próxima quinta (10).

Provas
 
As provas da segunda etapa do vestibular UFPE  2014 serão realizadas nos dias 8 e 9 de dezembro. A primeira etapa do concurso equivale às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, cujas provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 deste mês.

Na segunda etapa do vestibular 2014, os candidatos serão submetidos a duas provas por dia, de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido. A duração de cada dia de prova será de quatro horas. A redação será aquela realizada no Enem 2013. Apenas os candidatos ao curso de química serão submetidos à terceira etapa


Cotas
 
Para o vestibular 2014, estão reservadas 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dessas vagas reservadas, 50% são para alunos  que comprovarem a renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (até R$ 1.017,00).(Portal G1)

Tuesday, October 8, 2013

A INVASÃO DOS GRILOS


Os grilos estão invadindo muitas cidades do interior de Pernambuco. Em Panelas tem tanto que já rendeu uma reportagem no Diário de Pernambuco. Eles apareceram também em Capoeiras e em alguns lugares de Garanhuns. Em Lajedo estão em todos os recantos, se matar mil aparecem dois mil e ninguém sabe de onde estão vindo. Parece coisa de romance de Gabriel Garcia Marquez.

O texto acima, postado despretensiosamente no Facebook provocou dezenas de comentários. Vieram informações que os grilos também invadiram Caruaru, São Bento do Una, Bom Conselho, Saloá, alguns bairros de Garanhuns, São João,  Caetés e diversas outras cidades do interior.

E alguns tentaram explicar o fenômeno. "Aumento da temperatura e tempo seco é igual a grilos eclodindo", disse o garanhuense Antônio Souza. "Se prepara que vem tempestade como aconteceu no Egito", profetizou o professor Ozano Augustinho. O jornalista Eduardo Ferreira, do Recife, disse que isso era resultado do desequilíbrio ecológico. "Aqui em São João têm muitos. Isso é um desequilíbrio da natureza, creio eu. Se tivesse dado trovoadas os sapos estariam controlando eles", acredita Eduardo Oliveira, que mora na município vizinho a Garanhuns.

Tem gente sem conseguir dormir direito, algumas meninas estão assustadas porque não podem ver um grilo, gritam como se fosse uma barata.

O escritor colombiano Garcia Marquez, citado no primeiro parágrafo, no romance "Cem Anos de Solidão" narra uns fenômenos parecidos com este, naturalmente exagerados pelo "realismo fantástico". O compositor paraibano Zé Ramalho, no seu disco de estreia, fala de uma invasão de borboletas nas cidades.

A ficção e a realidade se misturam. Haja grilo! (Blog do Roberto Almeida)

DOCUMENTÁRIO - GARANHUNS NA ERA DO RÁDIO

LOCUÇÃO DE ROSSINE MOURA 


SEDE DA ASSOCIAÇÃO LUIZ GONZAGA DOS FORROZEIROS SERÁ INAUGURADA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Blog do BrunoA Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil (ALGFB) realiza na próxima sexta-feira (11), a inauguração de sua sede própria, em Exu. O evento começa às 19h, com a presença de grandes músicos, imprensa e convidados.

Artistas como Joquinha Gonzaga, Flávio Leandro, Elmo Oliveira, Tácyo Carvalho, Rubem Vera, Leninho, Epitácio Pessoa e Joãozinho do Exu elevam o nome da Associação, que Nasceu da preocupação dos forrozeiros da região do Araripe pernambucano e do Cariri cearense com o rumo que está sendo dado à música popular nordestina, em especial, a música gonzagueana.

Sua área de atuação é nacional e visa unir em torno da obra de Seu Luiz os vários forrozeiros que encontram-se às margens do mercado musical país afora.(Blog do Bruno Moraes)

Sunday, October 6, 2013

DIOCESANO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

O Colégio Diocesano de Garanhuns completa no dia 12 de outubro 98 anos de existência. Um educandário que faz história na cidade, em Pernambuco e no Brasil. Pelas salas do antigo "Gigante da Praça da Bandeira" já passaram milhares de jovens que hoje são professores, jornalistas, médicos, advogados, engenheiros, empresários,  políticos, artistas...

O Diocesano de Garanhuns já está na "contagem regressiva" para a festa dos 100 anos. O centenário já está sendo pensado pela direção, à frente o professor Albérico Fernandes, alunos e ex-alunos que amam o Colégio.

Abaixo a programação dos 98 anos:

26 de Agosto a 4 de Setembro: 7ª Copa Diocesano de Futsal - Local: Ginásio Poliesportivo do Colégio.

1 a 11 de Outubro: Ciclo de Palestras.

5 de Outubro (Sábado)
17 Horas: Chá & Teatro - Local: Refeitório e Auditório do Colégio.

6 de Outubro (Domingo)
8 às 14 Horas: 5ª Copa Diocesano de Xadrez - Local: Refeitório do Colégio.

7 a 11 de Outubro
Comemoração da Semana da Criança (Educação Infantil e Fundamental I).

8 de Outubro (Terça-feira)
20 Horas - 4º Diocesano in Concert - Local: Centro Cultural.

9 de Outubro (Quarta-feira)
8h30min : 3º Dioshow (Educação Infantil e Fundamental I) Local: Ginásio Poliesportivo do Colégio.

10 de Outubro (Quinta-feira)
19 Horas: 3º Dioshow (Fundamental II e Ensino Médio) - Local: Ginásio Poliesportivo do Colégio.

12 de Outubro
7 Horas: Munguzá do Ex-aluno
8 Horas: Hasteamento das Bandeiras
9 Horas: Missa em Ação de Graças pelos 98 Anos do Colégio (1ª Eucaristia e Crisma) - Celebrante: Dom Fernando Guimarães - Bispo da Diocese de Garanhuns Local: Capela do Colégio

11 Horas: Reunião da Associação do Ex-aluno - Local - Auditório do Colégio - Pauta: Centenário do Diocesano

17 a 24 de Outubro
7ª Copa Diocesano de Vôlei - Local: Ginásio Poliesportivo do Colégio. (Blog Roberto Almeida).

AMÍLCAR DA MOTA VALENÇA - FALECE EM GARANHUNS UM DOS SEUS MAIORES PREFEITOS!



Amílcar da Mota Valença
Do Blog Instituto  Garanhuns

No final da noite deste sábado 05 de outubro, faleceu na Casa de Saúde N.S. do Perpétuo Socorro, o ex-prefeito e ex-vereador de Garanhuns, AMÍLCAR DA MOTA VALENÇA, da nobre família Mota Valença dos Padres Agobar e Adelmar, de D. Almira, D. Anita, Sr. Asnar, D. Arlinda... de tantos benefícios feitos ao povo garanhuense;

        Sr. Amílcar, pecuarista em São Pedro, distrito da Terra das Sete Colinas, venceu uma eleição memorável em 1963, contra todas as possibilidades, depois foi eleito novamente em 1972. Do seu legado o Mercado 18 de Agosto, o Colégio Municipal, a Aesga/ FAGA, e tantas realizações de um homem simples, de grande memória e simpatia irresistível.

        O Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns homenageia-o neste momento, sabendo que já está com seu nome gravado na história desta terra que tanto amava. Aos seus filhos, irmãos, netos e bisnetos, nossas sinceras condolências.



Friday, October 4, 2013

"TRAIDOR DA CONSTITUIÇÃO É TRAIDOR DA PÁTRIA" - DEP. ULYSSES GUIMARÃES - 05.10.1988

DISCURSO HISTÓRICO DO DEPUTADO FEDERAL ULYSSES GUIMARÃES NO ATO DE PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. 25 ANOS  DA NOVA CONSTITUIÇÃO.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS


SANTO DO DIA  DATA: 04OUT2013 - São Francisco de Assis  Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.  Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”. Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.  Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.  A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.  Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.  O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.  São Francisco de Assis, rogai por nós!
Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.

Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”. Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.

A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.

O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

Thursday, October 3, 2013

PETROBRAS 60 ANOS

A Petrobras foi criada em 3 de outubro de 1953 por Getúlio Vargas. Aumentou a sua produção em 21% entre 2003 e 2013. Com a descoberta das reservas na camada pré-sal, a sua produção provavelmente dobrará até 2020, o que trará muitos recursos para a saúde e a educação do País.

WASHINGTON MEDEIROS - CHUÁ - CHUÁ

BOM CONSELHO - ASSALTO, REFÉNS E MORTE

Uma professora foi morta após ser feita refém, durante fuga de bandidos que assaltaram ontem pela manhã a agência dos Correios da cidade de Bom Conselho.

Dois homens chegaram em uma moto e anunciaram a investida. Quando recolhiam o dinheiro dos caixas, de onde levaram R$ 1,7 mil, a Polícia Militar foi acionada.

 Na fuga, houve troca de tiros. Um dos assaltantes saiu a pé. O outro fez dois reféns - uma mulher na agência e um senhor na rua - até aproximar-se do carro da professora, que chegava para buscar a filha no Educandário Menino Jesus de Praga, da rede particular de ensino.

Um menino de um ano, que chegava com a mãe à escola, também foi feito refém. O bandido levou os dois no carro. A professora da rede municipal Alexandra Machado Ferreira, 33 anos, foi encontrada morta a tiro, dentro do veículo, na localidade Sítio Pires, área rural de Bom Conselho. O garoto estava no carro, chorando, mas sem ferimentos.

O assalto ocorreu na hora de saída das crianças da escola, por volta das 11h30mim. Existe a suspeita de que um dos assaltantes tenha se escondido na unidade. O prédio foi evacuado às pressas. A polícia também fez buscas em casas próximas à agência assaltada para tentar localizar os bandidos.

Após matar a professora e abandonar o carro, o assaltante roubou a moto de um agricultor. O veículo foi deixado a um quilômetro de distância. Policiais da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga (Ciosac) e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) fizeram buscas na mata da zona rural, para onde o assaltante fugiu com a professora e a criança. Agentes da Polícia Federal também foram ao Centro de Bom Conselho. Próximo aos Correios, havia uma moto roubada, com placas de Palmeira dos Índios, em Alagoas. O veículo pode ter sido usado pela dupla no assalto.

Durante a troca de tiros, um dos assaltantes foi baleado. “Encontramos vestígios de sangue em um arame farpado”, disse o major Alexandre Wanderley Carvalho, do 9° BPM. As buscas foram encerradas no começo da noite de ontem. Policiais do Ciosac e Gati passaram a noite cercando as principais saídas, para evitar a fuga do suspeito. Pelo menos dois carros que estavam estacionados na Rua Tenente Raul de Holanda, onde fica a agência, foram atingidos pelas balas. Um homem foi detido, mas ele não tinha envolvimento no caso. Segundo a polícia, ele estava praticando atos obscenos durante a ação policial.

O caso gerou comoção na cidade. “Os moradores ficaram tensos, comovidos e aflitos. O comércio fechou mais cedo e a cidade ficou um deserto após o assalto”, disse um dos moradores da cidade, Emmanuel Leonel Costa. As aulas no Educandário Menino Jesus de Praga estão suspensas até segunda-feira.


O corpo de Alexandra Machado foi levado para o IML de Caruaru e deve ser liberado na manhã desta quinta-feira, dia 3. O velório será realizado na funerária Monsenhor Alfredo Damas. O sepultamento está marcado para às 15h30mim, no Cemitério de Bom Conselho.

Alexandra Machado, tinha 33 anos de idade, uma filha de um ano e atualmente era diretora da Escola Municipal Capitão Alfredo Cavalcante de Miranda, situada no Bairro de São Rafael. (Blog do Carlos Eugênio)

Wednesday, October 2, 2013

GARANHUNS MINHA CIDADE



BEM VINDOS A GARANHUNS, A CIDADE ONDE AS QUATRO ESTAÇÕES FICAM MAIS LINDAS E CHARMOSAS...




NA PRIMAVERA é a “Cidade das Flores”. Praças coloridas e Jardins perfumados... Período do Festival da Literatura e da Jovem Guarda.

NO VERÃO é a cidade de clima mais controverso do nordeste, calor e frio se misturam, é a época das “Auroras e Crepúsculos contemplativos”... Período do Festival do Jazz e do Blues em pleno o carnaval. 


NO OUTONO é a cidade das “Manhãs Nebulosas e Tardes Ensolaradas” com extraordinária queda de temperatura no entardecer, anunciando a próxima estação... Período do Festival da Gastronomia e do Queijos e Vinhos.


NO INVERNO é “Onde Nordeste Garoa” Frio e Neblina tão charme a estação mais elegante do ano, com temperaturas mínimas na media de 24°C a 16°C, chegando a 12°C e 8°C nas Sete Colinas. Período do Festival de Inverno, o maior festival cultural do Brasil.


https://www.facebook.com/pages/Garanhuns-MINHA-Cidade/505801669470300